Para diminuir a tensão na comunidade em que vivem, elas começam um clube do livro

Por: Leh Pimenta
Imagine se tornar mãe adotiva de uma adolescente judia em plena Segunda Guerra Mundial, enquanto pensa seriamente em entregar sua adorada livraria e ir viver à beira-mar. Continuar com a livraria é lembrar de todos os momentos felizes que viveu com seu amado marido, que faleceu há dois anos. Isso faz com que os dias sejam mais difíceis de continuar.
Gertie Bingham é uma viúva que vive com seu querido labrador e tenta seguir a vida após a perda do marido. Juntos, eles sonharam com a livraria que hoje ela administra sozinha, o que a tem feito se sentir solitária e triste, mesmo os livros sendo seus melhores amigos. Então, ela tem pensado seriamente em vender a livraria e ir embora.
Mas a guerra está à espreita, e crianças estão sendo enviadas para sua cidade em busca de refúgio. Gertie não estava pensando em acolher uma dessas crianças até receber um empurrãozinho de Charles, seu amigo, para tornar-se um lugar seguro para uma delas. E assim, Gertie se torna mãe de primeira viagem de uma jovem refugiada.
Nossa protagonista se vê em Hedy Fischer, triste e rebelde, muito do que ela mesma foi com a sua idade. É através dos livros que elas se aproximam, e a leitura acaba se tornando um momento de acalento para toda a comunidade. Isso acontece com a criação do clube de leitura, que elas fundam em meio às bombas e ao desespero da guerra.
Eu sempre digo que os livros salvaram minha vida e me abriram um mundo novo, cheio de cores, amigos e um clube de leitura. Então, quando fui convidada pela Leitura a ler O Clube do Livro do Bunker, me senti feliz e um pouco triste. É que eu já sabia que a história não seria sobre romance – meu gênero preferido – mas sobre pessoas tentando sobreviver em meio à guerra, tendo os livros como seu momento de acalento, alegria e uma forma de reunir a comunidade.
E foi tiro e queda, porque muitas vezes me peguei sorrindo com momentos felizes do livro, mas também chorando com as perdas de personagens que ganharam meu coração. Então, foi um misto de felicidade e tristeza, mas que valeu muito a pena. Esse livro traz uma história de união, perseverança, amizade, amor e coragem. E mais: com livros maravilhosos, que se tornam a cola que esses amigos precisam para passar por aquele momento e criar um laço incrível.
Garanta o seu exemplar: O clube do livro do Bunker 🛒