A experiência de ler um K-drama

Jeynne Hendrix

Olá, manos & manas! Sou Jey, a guria criadora de conteúdos literários para o Instagram @jeybookland e colunista do quadro Se Liga na Religião da Livraria Leitura, e cá estamos com nossa segunda resenha. Hoje eu venho alegrar não só o dia dos meus leitores cristãos, mas também o dos nossos fãs de k-drama, ou novela coreana, que está super em alta na atualidade.

Se o dia não estiver sorrindo foi o nosso livro escolhido de maio e, também, minha primeira leitura nesse estilo. A escritora Tatielle Katluryn já vem fazendo muito sucesso com suas ficções cristãs no estilo romance coreano. Isso mesmo: sabe aquela série coreana de romance super fofa que deixa o seu coração bem quentinho depois de assistir? Imagina um livro com um enredo bem nesse estilo! A Tati conseguiu transmitir essas sensações dos nossos coreanos das telinhas para as páginas de um livro.

Mackenzie Jones é uma brasileira morando nos Estados Unidos com sua família desde criança. Agora, já na faculdade e com quase 25 anos, Mackenzie se tornou uma garota com um futuro brilhante pela frente, porém cheia de inseguranças, com sua baixa autoestima e sem esperanças de um relacionamento no qual algum rapaz a olhe de um jeito apaixonado. Mas o que ela não esperava era que seu amigo de infância/vizinho, Baek Fletcher, reaparecesse após três anos sumido e causasse uma confusão em seus sentimentos, já que, até então, a garota não havia percebido o amor de Baek por ela.

Xenofobia, preconceito e fé

Mais uma vez: meu parecer sem spoilers para vocês. Esse romance não vai ser só sobre corações apaixonados. Vai tratar de pessoas que carregam seus traumas e, enquanto não se libertarem, irão sofrer e trazer sofrimento aos outros ao seu redor. Mais uma ficção inovadora que vai falar sobre conversão, porém com nossos dois protagonistas já convertidos pela graça de Jesus Cristo.

Acho linda essa forma de escrita no meio da FC, porque as abordagens sobre Cristo são sutis, mostrando que o cristianismo não é só uma religião, mas está inserido no nosso cotidiano, nos detalhes da nossa vida. Um tema muito legal também abordado pela autora, que super vale a pena ressaltar, é a xenofobia nos outros países, que tanto Mackenzie quanto Baek e sua família enfrentam. Infelizmente, é uma dolorosa realidade que os estrangeiros vivem em países que não são sua terra, sofrendo um fortíssimo preconceito — desde simples afrontas até agressões gravíssimas. Mas o livro também mostra o quanto é importante esses estrangeiros terem um apoio iluminado nesses momentos. No caso de Baek, Mackenzie sempre foi essa luz em seus momentos mais sombrios e tristes.

Eu nem preciso falar o quanto os personagens desse livro são cativantes, exatamente como em uma série coreana. O destaque vai para Baek, nosso clássico mocinho apaixonado de um k-drama que faz de tudo para ver a pessoa que gosta feliz. Esse livro vai nos trazer a trope literária Friends to Lovers: quando os protagonistas são amigos de infância e se apaixonam um pelo outro no processo. Além do mais, a forma como a escritora nos coloca dentro do ambiente criado por ela — a Praia de Santa Mônica, o Campo de Lavandas — é super real, é como se estivéssemos nesses lugares sem nunca ter ido!

Intervenção Divina

Falando da nossa parte cristã: como havia citado anteriormente, é perfeita a forma como os protagonistas entregam suas causas nas mãos de Deus. Muitas vezes, a intervenção cristã não precisa vir diretamente, mas pode aparecer através de alguma pessoa — sendo essa próxima de você ou não. É exatamente assim conosco, na nossa vida cristã: nem sempre vamos ser surpreendidos com respostas e curas diretas vindas de Deus. Mas, a partir do momento que entregamos nossa vida a Ele, também somos instrumentos de cura d’Ele e podemos libertar alguma alma perdida, cheia de dúvidas e traumas.

Gostaria muito que todos pudessem experimentar essa sensação super leve de estar lendo uma série coreana estilo Vinte e Cinco, Vinte e Um ou Pousando no Amor (inclusive, temos até referências dessas séries em nossa leitura!). E se você nunca leu algo assim e ficou curioso como eu, vamos descobrir o que fazer se o nosso Dia Não Estiver Sorrindo?!


🎶 Playlist Indicada:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Back to top