De assistente a “Aliada do Vilão”: a ascensão de Evie Sage

Júlia Helena

Para falarmos desse livro, primeiro eu preciso te avisar o quão maluca & obcecada & fissurada eu sou por Assistente do Vilão. Eu conheci o livro em março de 2024 e não estava com muita expectativa, apesar de estar bem curiosa. O ponto é: eu devorei mais de 400 páginas em dois dias. Em maio, do mesmo ano, eu reli Assistente do Vilão porque não conseguia parar de pensar nele. Em outubro, reli DE NOVO com a desculpinha esfarrapada de que era pra ter tudo fresco antes de ler o segundo livro, Aprendiz do Vilão. Acredite em mim quando eu falo que esse é um dos melhores livros que eu já li na minha vida. Dito isso, preste bastante atenção a partir de agora.

Assistente do Vilão vai contar a história de Evie Sage, uma jovem mulher com um coração tão grande que não cabe no peito, cansada da vida e desempregada, com um pai doente e uma irmã de 10 anos para sustentar. A coitada está andando sem rumo pelo bosque de sua aldeia quando dá de cara com um rapaz que está deitado, sangrando. Com “dar de cara” quero dizer no sentido literal: ela tropeça e cai em cima dele.

Bom, até aqui tinha tudo para ser uma história de amor avassaladora. Mas, veja bem, o tal rapaz é simplesmente o homem mais procurado e perigoso do reino: o Vilão. Ao invés de sair correndo e implorando por sua vida, Evie Sage vira para o tenebroso vilão (que, na verdade, é bem bonito) e diz: “menino, E SE você me contratasse hein? Tô precisando de emprego”. E é assim que a nossa querida protagonista entra no ramo comercial da vilania, como assistente do vilão. A partir daí, são páginas e mais páginas de diversão, teorias e um romance muito banho-maria.

Não posso falar aqui o que aconteceu, pois seria spoiler, mas o mundo está de cabeça para baixo no segundo livro. A magia corre perigo, o Vilão corre perigo, a existência do mundo que Evie conhece corre perigo. Logo, cabe a ela implorar por uma promoção, óbvio. Como ela vai salvar o mundo sendo apenas uma assistente? É preciso mais… É preciso ser a Aprendiz do Vilão.

Sim, minhas amadas, Evie Sage está subindo na carreira da vilania e, enquanto tenta salvar tudo e todos da destruição iminente, ela se vê apaixonada pelo Vilão. Tanto ela quanto nós sabemos que ele também sente alguma coisinha por ela naquele coração sombrio, mesmo que ele nunca vá admitir.

Uma coisa que você precisa saber é que todos os livros terminam em puro caos. Não é só um ganchinho para o próximo livro, nananinanão. Quase arranquei cílio por cílio enquanto lia os últimos capítulos de Aprendiz do Vilão e, quando terminou, eu quis gritar.

A busca por salvar o mundo continua no terceiro livro (e tem mais um, viu?). Entretanto, o tempo que resta é bem pouco e talvez, só talvez, a bela cabecinha de Evie esteja valendo muito dinheiro — o que dificulta bastante procurar os elementos faltantes da bendita profecia.

Eu ainda não mencionei, né? Mas é o seguinte: para salvar o mundinho em que vive, precisa fazer uma renca de coisa e impedir que outra renca de coisa aconteça, como todo bom livro de fantasia. O problema é que conciliar essas duas obrigações enquanto não se pode confiar em ninguém — nem no seu pobre coração que insiste em dizer “tasca logo um beijo no Vilão” — se prova ser muito, mas muito difícil.

Como os livros anteriores, Aliada do Vilão é fantasticamente divertido e envolvente. Eu li esse tijolo de 606 páginas em um único dia e gastei 5 (cinco) marca-textos inteiros. Você tem noção, minha amiga, que eu marquei quase o livro inteirinho?

Tudo acontece ao mesmo tempo; são vários pontos de vista diferentes e, quando todos eles se encontram… Meu Deus, eu estava operada do siso e não pude abrir a boca o tanto que eu queria (na verdade, pude muito pouco), mas se eu pudesse, teria sido possível ouvir meus berros em um raio de 100km.

Assistente do Vilão sempre, SEMPRE, vai ser o meu livro favorito da série, mas confesso que esse aqui ficou perto de ameaçar essa posição, viu? Estou mais do que muito ansiosa para o próximo livro e criando teorias sem parar!!!!

Se você ainda não conhece a série, me faça o favor e vá ler. Não quero saber de desculpinha. Anda, larga esse celular e vai ler. “Ah, Júlia, mas eu não tenho”. Amada, e você por acaso já não está no site da Leitura??? Pare de ser besta, vai ler logo.

Mas, se você já leu pelo menos o primeiro e está meio em dúvida se vale a pena continuar, visto que ainda tem mais um livro, confia no processo e leia. Eu sou a maior hater de séries de fantasia que ainda não estão completas, mas essa daqui vale muito, muito a espera. Confia em mim: você não vai se arrepender.


Conheça a série ou garanta seu exemplar do terceiro volume:
Assistente do Vilão, Aprendiz do Vilão e Aliada do Vilão 🛒

Gostou do livro e quer outra recomendação? Leia sobre Príncipe dos Pesadelos 🌹

Back to top