Transformados / Arruinados pelo Amor de Deus

Olá, manos & manas!
Cá estamos de novo com nosso encontro mensal e, dessa vez, venho compartilhar com vocês algumas das minhas reflexões profundas sobre um livro que promete uma reconstrução completa na vida de qualquer cristão — mesmo que seu título represente o oposto: Arruinados Pelo Amor de Deus, escrito pelo teólogo, influenciador e pastor Yago Martins, e editado pela nossa queridinha Mundo Cristão (que sempre nos surpreende e nos presenteia com grandes títulos). Prometo ser breve na sinopse, pois quero gastar os caracteres nas minhas reflexões.
Essa leitura explora duas figuras bíblicas presentes no Antigo Testamento: os profetas Jonas e Naum. E, através deles, nos leva a questionar alguns conceitos enraizados diariamente na vida pessoal e comunitária do cristão (ou pelo menos deveria ser assim), como missão, julgamento, misericórdia e graça.
Devo enfatizar desde já que o livro é muito bem dividido cronologicamente, mesmo sendo um constante diálogo entre a história narrada no passado e os conselhos e pontos de vista do narrador para nós, leitores do presente. Ele nos mostra o desenrolar da história de Nínive e a missão entregue primeiro a Jonas e, depois de alguns anos, a Naum — de serem portadores de uma mensagem divina para aquele povo.
Essa narrativa nos prende do início ao fim, despertando o desejo de saber mais sobre o fim tanto do povo quanto dos profetas portadores da mensagem, mesmo que o foco não seja a história em si, mas o que ela quer nos ensinar. Por meio de uma ótica completamente fora do convencional, Yago Martins usa como exemplo as boas e más influências vindas de Jonas.
Arruinados para a transformação

Agora vamos pensar juntos: quantas vezes nós já ignoramos a voz de Deus, receosos em cumprir nossa missão, assim como Jonas? Através disso, sofremos com as consequências, passando por processos difíceis que muitas vezes não compreendemos, e que nos “arruinam”, para sermos transformados e reconstruídos pelo amor de Deus.
Assim como o profeta, que fugiu de sua missão por não achar correto e por saber que, se aquele povo impiedoso se humilhasse, Deus derramaria Sua misericórdia e não os destruiria, ele acabou enfrentando a ira divina para que mudasse sua decisão. Da mesma forma, muitas vezes nós passamos por tempestades justamente porque estamos fugindo dos nossos compromissos como cristão. É nesses momentos que uma transformação e uma mudança acaba sendo necessária através desses processos.
Tem um lema que eu sempre carreguei comigo e o autor enfatiza: todo processo é necessário, por mais doloroso que seja. Mas a verdade é que, quando nos encontramos em meio à tempestade e com o barco afundando, só pensamos em fugir ou nos esconder, em vez de nos achegarmos humildemente a Deus e pedirmos por misericórdia.
Esse é um tipo de atitude que não devemos ter e muito menos seguir de exemplo. Assim como outras que o profeta teve: desobediência, covardia ao não seguir sua missão e levar a mensagem até Nínive e seu julgamento de achar que aquele povo não era merecedor da misericórdia de Deus. Todos esses são exemplos do que não devemos seguir como condutas na nossa vida.
Nínive, a cidade impiedosa que conheceu os dois lados da moeda de Deus

Falando agora sobre Nínive — a cidade recebedora da mensagem que, segundo o julgamento de Jonas, não era digna nem merecedora da misericórdia e do perdão de Deus: é interessante como, no decorrer dessa narrativa, o autor nos apresenta 2 fases de Nínive.
A primeira é a do profeta Jonas e o momento de arrependimento do povo, alcançando misericórdia de um Deus piedoso. Já a segunda fase vai ser uma nova geração, que sucede aquela que havia se arrependido. Essa nova geração não tem mais o arrependimento da anterior, fazendo com que o profeta Naum leve então uma mensagem de destruição e aniquilação. É nesse momento que vemos o mesmo Deus, antes misericordioso, agora irado e justo.
Esse é o Deus que servimos: cheio de misericórdia para perdoar e transformar o coração que está arruinado, mas também justo com o coração orgulhoso e duro.
Sério: que leitura, meus amigos! Do início ao fim, esse livro me reconstruiu. Transformou diversos paradigmas que eu vinha errando como cristã, me ensinando demais através de uma escrita super fluída, descontraída e, ao mesmo tempo, de muito peso.
Se você é cristão e tem prazer em seguir os caminhos de Deus nessa terra, mesmo que passe por processos que te derrubem como ser humano, mas te reconstroem na presença Dele, te indico Arruinados pelo Amor de Deus.
Adquira o seu exemplar: Arruinados pelo Amor de Deus 🛒
Gostou do livro e quer outra recomendação? Leia sobre Cristianismo no Feminino ♀️