Alchemised: uma jornada brutal, bela e inesquecível

Você está prestes a ler a resenha do melhor livro que eu já li na minha vida: Alchemised. E eu vou falar horrores, igual uma maritaca. Pegue uma pipoquinha, sente-se de forma confortável e venha acompanhar o meu relato sobre o livro que mudou tudo para mim (eu quando sou dramática).
Um mundo em ruínas que prende do início ao fim
Alchemised se passa em um universo onde a magia está atrelada aos quatro elementos, agora devastado pela guerra e governado por pessoas que não se importam com nada além de poder. Aqui acompanhamos Helena Marino, prisioneira de guerra e a última sobrevivente da Resistência, que não se lembra de nada. O que a mantém viva é justamente o mistério em torno de suas memórias e o motivo de terem sido alteradas. Aprisionada em meio às ruínas, Helena luta para preservar as migalhas de quem um dia foi enquanto tenta desvendar os segredos de seus captores.
Eu acredito que a última vez que li algo que me consumiu desse jeito foi em 2020, quando devorei Reino de Cinzas, de Trono de Vidro, em menos de 23 horas. Sim: 23 horas diretas. Não comi, não fui ao banheiro, não fiz mais nada além de ler. Mas, apesar de não ter lido Alchemised em uma sentada, ele conseguiu ser ainda mais impactante.

Uma fantasia sombria que surpreende…
Há algum tempo, cheguei a gravar um vídeo dizendo o quanto queria ler uma fantasia em que pudesse acompanhar o lado do “bem” perder — ver toda a desgraça e a ruína causadas pelo “mal” ter vencido — e, depois, de alguma forma, tudo ficasse bem no final. Nunca postei esse vídeo por achar que jamais encontraria um livro exatamente como eu queria. Alchemised foi esse livro.
Demorei alguns dias para ler esse livro e, a cada pausa, sentia que estava arrancando um pedaço de mim. Não conseguia parar de pensar nele — era como se eu estivesse em abstinência. Sempre que lembrava de algum acontecimento, sentia um aperto no peito; enquanto escrevo essa resenha, os olhos chegam a arder. Que loucura sentir abstinência de um livro, né? Acho que nunca tinha acontecido nessa intensidade antes.
…e uma história que insiste em permanecer
Foi uma leitura extremamente impactante. Não acho exagero dizer que Alchemised mudou completamente a química do meu cérebro. Sofri muito lendo, senti meu coração despedaçar diversas vezes, chorei ao ponto de faltar ar, minhas mãos tremeram como se eu estivesse lá, prestes a sofrer um ataque. Eu vivi cada linha. Essa história se fundiu à minha alma ao ponto que me fez perceber: existe uma Júlia antes e uma Júlia totalmente diferente depois desse livro. Você pode estar pensando “mulher, como você é dramática, pelo amor”, mas juro juradinho que não estou exagerando ao descrever meus sentimentos. É como se Alchemised fosse uma pessoa para mim e… não estou me ajudando, né? Enfim, não desista de mim e continue lendo.
É uma história extremamente gráfica e incômoda. As cenas ficam marcadas na mente e são muito fáceis de imaginar. Não teve nada que eu pudesse fazer para tornar a imagem daquilo menos pior. Se eu fechar os olhos agora e sortear qualquer momento do livro, consigo “rever” tudo o que aconteceu com uma clareza assustadora.
Não caia no conto da romantasia
E, apesar de o romance ser um dos pontos-chave da trama, é muito importante reforçar: Alchemised NÃO é uma romantasia e muito menos um livro fofinho “enemies to lovers”. Tenho visto algumas pessoas o divulgando como se fosse isso e, gente, por tudo que você considera sagrado, não caia nesse papinho! Alchemised é a representação de um país devastado pela guerra, da repressão, da dor e da perda, dos arrependimentos, da crueldade apenas pelo prazer de ser cruel. As descrições das coisas mais perversas que você poderia imaginar são gráficas, explícitas, detalhadas. Ninguém aqui é 100% bom ou 100% mau — são personagens cinzentos, dispostos a fazer o que for preciso, independente das consequências.
Um romance disfuncional, brutal e impossível de ignorar

Por falar em romance, vamos explorar esse tópico: o relacionamento de Kaine e Helena é tão disfuncional e brutal e bonito e devastador. Meu Deus, não sei nem explicar. Não estou aqui para romantizar nada — até porque Kaine não é, nem de longe, um mocinho. Mas é muito interessante como eles se tornam âncoras um para o outro; como algo nascido do ódio e da repulsa se transforma em uma conexão preciosa demais para se abrir mão.
Podem falar a vontade que Helena era uma banana, mas essa personagem foi coerente com as suas crenças do início ao fim. E, mesmo com toda a escuridão que habitava em Kaine, ela viu que tinha esperança para ele. Da mesma forma, Kaine sempre viu quem Helena realmente era. Não quem ela precisava ser ou quem esperavam que ela fosse. Ele sempre a enxergou. No final das contas, eles salvaram um ao outro… mesmo que, no processo, tenham transformado o outro em um monstro. A construção desse casal é fantástica.
A estrutura narrativa que te quebra em três atos
SenLinYu soube muito bem construir cada conflito e os sentimentos envolvidos. A estratégia de dividir o livro em três partes (presente, passado e presente) foi o que fez ele funcionar tão bem. Quando você finalmente entende o passado, fica muito claro que tudo o que Kaine e Helena fizeram foi o melhor que podiam naquele momento, por mais horríveis que tenham sido suas ações. E sinceramente? É desconfortável perceber isso. A transição entre as partes é de arrebentar o coração. Fiquei destruída. 6 estrelas para esse livro!
A escrita é fenomenal, maravilhosa, inebriante!!! É muito fácil se perder na história e nem ver as horas passarem. Também gostei demais da construção do universo. O sistema de magia pode parecer meio confuso no início, mas confie no processo. Conforme a leitura vai caminhando, todos os termos e regras daquela realidade ficam tão naturais quanto a separação silábica de bola.
Alchemised: o livro que virou experiência, ferida e lembrança

Acho que deu pra entender por que Alchemised é o melhor livro que já li na minha vida, e o quanto eu o indico com todo o meu coração. Vale MUITO a pena ser lido.
Se vou reler? Talvez, um dia. Hoje digo que jamais — não tenho forças para viver tudo isso de novo. Mas eu me conheço: não vou conseguir passar tanto tempo sem revisitar esse livro que tanto me marcou.
Confira também os vídeos da Júlia

Garanta o seu exemplar: Alchemised e Alchemised: Edição Especial 🛒
Gostou do livro e quer outra recomendação? Leia sobre A Lenda de Lady Byeoksa 👻