Aprendendo a ser útil em “Como Se Tornar um Cristão Inútil”

Jeynne Hendrix

Olá, manos & manas! Como foi o mês de setembro de vocês?

Preciso dizer que o nosso bate-papo da vez é sobre um livro muito esperado por mim e que, desde o seu lançamento, tinha me despertado uma enorme curiosidade. Ele carrega um título um tanto polêmico para quem julga o livro pela capa — assim como o primeiro título escrito por esse autor —, sendo esta obra uma “continuação” dos assuntos teológicos abordados em O Deus que Destrói Sonhos.

Isso mesmo! Neste mês nós vamos aprender Como Se Tornar Um Cristão Inútil com Rodrigo Bibo, em seu super lançamento de 2025 pela casinha cristã Thomas Nelson.

Como eu disse antes, quem lê os títulos dos livros do Bibo sem conhecer o conteúdo real pode até se assustar! Digo isso por experiência própria: quando eu estava lendo O Deus que Destrói Sonhos e minha sogra viu o livro comigo, ela arregalou os olhos e começou a clamar a Deus em tom repreensivo. Cômico, né?

Mas não julgo — simplesmente achei a situação um tanto divertida, porque foi uma atitude simples da parte dela. Em seu entendimento, o título aparentava ser um tanto ofensivo a Deus! E é justamente isso que esses títulos provocam: impactam e plantam uma interrogação na mente do leitor, a ponto de levá-lo a ler o conteúdo para entender o motivo.

Afinal de contas: o que é ser um cristão inútil? E por que eu deveria ser um cristão Inútil? Não deveria ser o contrário?

Bibo me levou a buscar dentro de mim o meu verdadeiro propósito como cristã e serva de Deus. Ou melhor: NOSSO verdadeiro propósito, já que ele enfatiza bastante o coletivo, a igreja de Jesus Cristo. Quando somos chamados para servir ao Reino, a maioria dos cristãos desenvolve uma crença individualista de que é especial, exclusivo, e esse sentimento acaba levando ele a dois possíveis caminhos. O primeiro é o da soberba e da vaidade, quando se esquece do principal mandamento para funcionar em uma igreja, olhar para o próximo. O outro caminho é o do desânimo, quando se percebe que nem sempre vai receber gratificações e aplausos.

Afinal, quando fazemos as coisas na obra de Deus esperando sempre receber algo em troca e não recebemos nada — justamente por fazer nossa obrigação —, precisamos entender que nada do que fizermos será o suficiente para pagar o sacrifício que Cristo fez pela nossa salvação ao morrer na cruz.

Rodrigo desenvolve um debate teológico abordando temas extremamente sensíveis da forma mais descontraída possível, com uma linguagem atual e divertida. Ele usa exemplos presentes na cultura pop e expressões muito populares entre os adolescentes de hoje. Como ele mesmo diz: “Somos sacerdotes de all star e chinelo de dedo“.

Costumo dizer que esse autor vai te repreender te batendo com luvas de pelica! Através de sermões teológicos extremamente necessários, ele aborda conceitos que deveríamos carregar como princípios e valores desde o momento em que aceitamos nosso chamado de servir a Jesus Cristo, aplicando nas práticas diárias durante nossa jornada.

Se todos praticassem os conselhos que Como Se Tornar Um Cristão Inútil entrega, acredito que não veríamos tantos cristãos desanimados por aí — nem outros extremamente soberbos e envaidecidos.

Ser “inútil” não significa cruzar os braços. Não somos inúteis, nem devemos ser. Mas precisamos reconhecer nossa “pequenice” perante uma obra e um plano divino bem maior que Deus tem de salvação e vida eterna. O meu esforço como cristã deve ser feito por amor e obediência a Ele — não para parecer ser útil de alguma forma ou ansiando por reconhecimento e méritos próprios.

Assim como em seu primeiro livro, Bibo debulhou o assunto em diversas áreas da nossa vida, tanto nas nossas convivências cotidianas (família, trabalho) quanto com nossos irmãos na igreja. Afinal, vivemos um serviço a Deus 24 horas por dia, sendo nossa vida um testemunho vivo da salvação.

Realizei essa leitura tão rápido que nem vi a hora passar! Se você deseja começar a ler mais livros teológicos para aprender sobre o cristianismo, mas costuma achar esse tipo de leitura muito densa, deixo aqui minha sugestão: comece pelos livros de Rodrigo Bibo. Ele aborda assuntos essenciais e necessários de forma leve e descontraída.


Garanta os seus exemplares:
O Deus que Destrói Sonhos e Como Se Tornar um Cristão Inútil 🛒

Gostou do livro e quer outra recomendação? Leia sobre Redimidas 🩰

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Back to top